O
objectivo deste texto é refletir como a época do aparecimento das
estrelas de Hollywood levou um determinado grupo de indivíduos a
cultivarem uma falsa personalidade, e a quererem fazer-se passar por
ricos através do consumismo, valorizando mais a sua falsa vida,
cultivando a personalidade de um individuo inventado, em vez de
cultivar a sua própria personalidade, e o que leva a que este
fenómeno se continue a manifestar nos dias de hoje.
O
aparecimento das estrelas de Hollywood, suscitou nas massas um
interesse pela vida destas estrelas de cinema que eram tão
conhecidas e ricas, este interesse por parte das massas na vida de
indivíduos que aparentemente tinham tudo o que se poderia desejar na
vida, dinheiro, felicidade e fama, levou à criação de conteúdos
dedicados à vida destas estrelas, que expunham partes da sua vida em
troco de dinheiro, criando assim um produto que era imediatamente
consumido pelas massas. Esta curiosidade eventualmente começou a
criar nos consumidores, um sentimento de inveja e uma idolatração
por aquele estilo de vida, que julgando pela forma como era
apresentado, era um estilo de vida sem um lado negativo, a mensagem
era tão eficaz e a apresentação do conteúdo tão bem feita, que
uma parte dos consumidores deste tipo de produto começou a tentar
imitar o estilo de vida que lhes era apresentado, na esperança de
conseguirem alcançar os mesmos resultados.
Esta
tentativa de imitação, levou indivíduos a acumular dívidas para
poderem comprar bens materiais que estavam acima das suas posses,
pois a criação e manutenção de uma personalidade falsa que era
baseada na imitação, na aquisição de bens materiais que não
tinham grande utilidade, tornara-se mais importante, do que tentar
melhorar quem verdadeiramente eram (o que é real) e crescerem como
indivíduos. Esta idolatração por um estilo de vida que está fora
do alcance do indivíduo, e a manutenção de uma personalidade falsa
em vez da verdadeira, não é algo exclusivo da época, é algo que
continua nos dias de hoje, sendo que é bastante predominante nas
redes sociais e em cidades como Miami, onde existe um mercado de
stands de carros de luxo, que permitem pessoas sem capacidades
financeiras de comprar um destes carros, poderem alugar os mesmos por
uma determinada quantidade de tempo, para fingirem ter uma vida que
não têm e cultivarem uma personalidade falsa.
É
importante tentar perceber o que pode motivar uma pessoa a tentar,
ser alguém cuja a personalidade é definida por um estilo de vida,
em vez de definir o seu estilo de vida consoante a sua personalidade,
fazendo assim com que a personalidade seja uma criação do estilo de
vida. As razões podem ser várias desde a inveja, a existência de
programas que publicitam uma vida de luxo inalcançável a muitos,
desejos de alcançar a fama, uma falta de direcção e propósito na
vida que acaba por ser preenchida de uma forma errónea por bens
materiais e a prevalência das redes sociais na vida da espécie
humana.
Entre as possíveis razões enunciadas anteriormente, as mais
prevalentes para que este tipo de comportamento continue a existir
nos dias de hoje, provavelmente são, a falta de direcção e
propósito na vida e o papel predominante que as redes sociais têm
na vida do ser humano. Ter um direção e um propósito na vida são
bastante importantes para o ser humano, é algo que como espécie
tentamos encontrar quase que de forma subconsciente, mas não é algo
fácil de se conseguir, o que pode levar alguns indivíduos a
sentirem-se perdidos, o que os pode levar a querer preencher esse
vazio que sentem por coisas supérfluas como a fama, bens materiais
caros e comportarem-se como as celebridades ricas que são
publicitadas nos media, pois esse estilo de vida aparenta trazer tudo
o que se pode desejar. As redes sociais também têm contribuído
para a permanência deste fenómeno, com o sistema de likes, que
funciona quase como uma representação numérica da fama de uma
pessoa, o que por sua vez cria no individuo o desejo de conseguir o
máximo de likes possíveis, que se manifesta através da exposição
nas redes sociais, de uma vida e personalidade filtradas, que só
mostram o que tem maior probabilidade de adquirir likes, de forma a
sentirem-se validados pela sociedade e que por vezes leva à criação
de um vicio que pode prejudicar vidas.
Em suma factores sociais, culturais
e pessoais,
contribuem para a existência deste fenómeno que teve um grande
aumento na época das estrelas de hollywood e que persiste na
actualidade.