Nos dias de hoje os programas de Reality Shows são algo que se tornou banalizado para muitos, mas com essa banalização também surgiram novos problemas.
Antigamente os participantes deste gênero televisivo não eram levados tão a sério como na atualidade, sendo vistos como apenas "burros", desempregados, pessoas que não têm o que fazer ou até mesmo analfabetos. Hoje em dia estes estereótipos estão bastante presentes mas não aparentam ter tanta força como nos anos de 2010, mas com estas novas ideias de concorrentes novos insultos e preconceitos apareceram e com estes novos conceitos podemos compreender o pensamento da sociedade.
Com certas conversas que tenho em certos momentos em família fico com a ideia de que os concorrentes destes programas são vistos como apenas atores que servem apenas como uma fonte de entretenimento e, por vezes, fico com a impressão de que se esquecem que nestes programas estão apenas pessoas reais com famílias e sentimentos. Esta falta de perspectiva causa uma grande falta de empatia, tudo o que estas pessoas fazem ou dizem é julgado ou falado, passam de bestial a besta e o seu próprio público causam guerras entre eles. Até mesmo ex concorrentes são capazes de criticar os atuais concorrentes por atitudes que eles próprios tiveram no passado, não sendo capazes de se colocar numa posição onde já estiveram, o que para mim acaba por mostrar como a nossa sociedade real funciona.
As pessoas utilizam estes participantes para espalhar o ódio que não é visto como correto, mas falar ou insultar alguém numa rede social ou numa conversa banal que participa nestes programas já não é visto como "falta de cortesia" aos olhos destas pessoas, pois, podem até mesmo não praticar estas atitudes com o próximo mas demonstram uma maldade que sentem pelos outros com "pessoas" que acabam por não ter em conta como reais. O modo como tratamos os participantes servem muitas vezes quase como um espelho, demonstrando o modo como muitos pensam dos outros mas por questões de imagem não partilham.
Na minha opinião acho que num geral existe muita maldade na cabeça de bastantes pessoas, que se sentem no direito ou simplesmente superiores, e que apesar de algumas pessoas se colocarem num local com bastante visibilidade não dá o direito a ninguém de ser completamente ofensivo e cruel, temos todos o direito de descordar com certas atitudes e opiniões mas é possível ser moderado no modo como falamos ou opinamos sobre um ser humano.