terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Desinformação por imagens nas redes sociais

 

A sociedade vive atualmente um momento em que as imagens ocupam um papel fundamental na informação e comunicação. Existem várias redes sociais e outras plataformas digitais que estão recheadas de conteúdos visuais que captam a atenção de pessoas diariamente. Porém, essa abundância por vezes é aproveitada para espalhar desinformação, criando-se um enorme problema. É possível entender como as imagens podem ser usadas para influenciar, persuadir e falsificar, através da retórica da imagem.

Fotos impactantes normalmente manipulam as emoções do público observador para provocar algum espanto, medo, indignação, empatia, entre outras, sendo que muitas das vezes essas imagens são apresentadas fora de contexto. Os “memes” e gráficos simplificados frequentemente distorcem dados o que potencializa a propagação de narrativas enganosas. Tecnologias mais avançadas podem distorcer a realidade ao criar vídeos falsos que parecem ser extremamente realistas o que coloca um desafio em distinguir ou perceber o que é “real”. Esta distorção da realidade é um problema cada vez maior, especialmente hoje em dia, com a integração da inteligência artificial e das aplicações que a usam.

É preciso de adotar medidas para enfrentar estes desafios impostos pela desinformação. Uma formação adequada ao tema pode ser contemplada no processo educativo para ajudar a interpretar e questionar as imagens, de modo a preparar o público para distinguir a verdade da manipulação. Por outro lado, as plataformas digitais e criadores de conteúdo devem ter a responsabilidade ética de alertar o público de modo a evitar a disseminação de imagens enganosas. A apresentação de factos rigorosos são uma técnica imprescindível para combater este problema.  

A retórica da imagem tem a capacidade de promover conhecimento e enriquecer a comunicação quando é usada de forma responsável. Contudo, quando é usada de forma irresponsável pode originar graves consequências sociais principalmente no contexto da desinformação. Apenas através de uma abordagem consciente e educacional, será possível minimizar os impactos negativos dessa prática, garantindo um ambiente mais confortável e ético. A retórica da imagem é atualmente especialmente relevante, uma vez que as imagens dominam a comunicação, ajudam a entender e criar mensagens que impactam profundamente a perceção e o comportamento das pessoas.