A sociedade vive atualmente um momento em que as
imagens ocupam um papel fundamental na informação e comunicação. Existem várias
redes sociais e outras plataformas digitais que estão recheadas de conteúdos
visuais que captam a atenção de pessoas diariamente. Porém, essa abundância por
vezes é aproveitada para espalhar desinformação, criando-se um enorme problema.
É possível entender como as imagens podem ser usadas para influenciar,
persuadir e falsificar, através da retórica da imagem.
Fotos impactantes normalmente manipulam as emoções do
público observador para provocar algum espanto, medo, indignação, empatia,
entre outras, sendo que muitas das vezes essas imagens são apresentadas fora de
contexto. Os “memes” e gráficos simplificados frequentemente distorcem dados o
que potencializa a propagação de narrativas enganosas. Tecnologias mais
avançadas podem distorcer a realidade ao criar vídeos falsos que parecem ser
extremamente realistas o que coloca um desafio em distinguir ou perceber o que
é “real”. Esta distorção da realidade é um problema cada vez maior, especialmente
hoje em dia, com a integração da inteligência artificial e das aplicações que a
usam.
É preciso de adotar medidas para enfrentar estes
desafios impostos pela desinformação. Uma formação adequada ao tema pode ser contemplada
no processo educativo para ajudar a interpretar e questionar as imagens, de
modo a preparar o público para distinguir a verdade da manipulação. Por outro
lado, as plataformas digitais e criadores de conteúdo devem ter a
responsabilidade ética de alertar o público de modo a evitar a disseminação de
imagens enganosas. A apresentação de factos rigorosos são uma técnica imprescindível
para combater este problema.
A retórica da imagem tem a capacidade de promover
conhecimento e enriquecer a comunicação quando é usada de forma responsável.
Contudo, quando é usada de forma irresponsável pode originar graves
consequências sociais principalmente no contexto da desinformação. Apenas através
de uma abordagem consciente e educacional, será possível minimizar os impactos
negativos dessa prática, garantindo um ambiente mais confortável e ético. A
retórica da imagem é atualmente especialmente relevante, uma vez que as imagens
dominam a comunicação, ajudam a entender e criar mensagens que impactam
profundamente a perceção e o comportamento das pessoas.